Como Superar as Dificuldades e Recuperar Prejuízos

Não é de hoje e de conhecimento geral que a grande maioria das empresas vivem em contínua dificuldade.

Há uma enorme gama de fatores que consomem a energia das empresas (financeira e emocional) e parece que quanto mais lutam, mas distante ficam a saídas de seus problemas.

Vamos dividir este tema em dois pontos críticos: O primeiro, agrupando tudo o que já é de conhecimento da empresa, independente se é mensurado corretamente e tratado, como por exemplo: Redução de vendas, perda de participação de mercado, prejuízos ou dificuldade em repassar aumentos de custos etc.

O segundo refere-se a perdas não conhecidas e consequentemente não mensuradas e nem identificados os seus impactos e relevância.

Nosso proposito aqui não é discorrer sobre suas causas, mesmo sabendo de sua enorme importância. O ponto é destacar o quanto perde-se dinheiro!

Em geral as prioridades das empresas são traçadas na busca de elevar os volumes de vendas e/ou melhorar a rentabilidade ou ainda diminuir custos. Em outros casos, são esforços para melhorar os processos, que passam longe da geração de valor e interesse dos acionistas, mas alinham-se com os modismos empresariais de cada época. Em outro momento falaremos deste ponto.

Temos identificado operações desconhecidas das empresas e consequentemente não utilizadas, mesmo com assessorias diversas. Isto ocorre por não receberem recomendações das possibilidades técnicas para recuperar possíveis perdas financeiras.

O fato é que existem situações que poderiam melhorar os resultados e até mesmo reduzir gastos em projetos e esforços de melhorias. Ou seja, há dinheiro em casa não usado – Pode Acreditar ou posso dizer: pode Creditar!

Então como saber desta “mágica”? ou Como desvendar este universo perdido?  Somente com estudos profundos e corretos é que se descobre este tesouro.

Um dos pontos fortes de nossa metodologia é a extrapolação de assuntos ampliando as análises e possibilidades. Nenhum estudo deve-se concentrar-se somente numa linha de atuação, é necessário considerar diversos outros fatores. Nada é restrito e desconectado.

A dificuldade de uma empresa é um fenômeno percebido muito tempo após as suas origens. É um estágio avançado de algo que vem acontecendo, como uma doença crônica. Por isso, é importante realizar um diagnóstico holístico que permita uma avaliação ampla de mercado, mundo e tendências.

É preciso estar aberto as possibilidades disruptivas para que novas tendências gerem pontos de inflexões nos negócios. O pensamento não deve fixar-se em produção e nem no que as pessoas querem hoje, mas para onde os horizontes do consumo dirige-se.

A única coisa que interessa é manter-se vivo e para isso é preciso seguir o princípio da continuidade, pois não há perpetuidade!

Sebastião Netto

Sócio da SNE Avaliações Financeiras Ltda.

Leave a Reply

Não caia em golpes! A SNE Avaliações Financeiras Ltda. não é uma instituição financeira e não oferece empréstimos e financiamentos.